quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Farinha láctea vs Aveia em flocos

Pessoal, vou inaugurar um grupo de posts que colocarei frequentemente aqui, comparando alimentos que utilizamos rotineiramente, e que muitas vezes são usados como substitutos. Podem ser usados, preferencialmente, em situações diferentes, de acordo com os ingredientes e levando-se em conta suas tabelas nutricionais.

Como primeiro post, vou tratar da comparação entre farinha láctea e aveia em flocos. Estes dois alimentos são consumidos costumeiramente em massas para pães, em mingaus ou misturados com frutas, sorvetes ou batidos com vitaminas. Apesar de serem muito parecidos, são na verdade bastante distintos, em termos de composição alimentar. Vamos iniciar o confronto!

Obs.: por 30g de alimento


Farinha Láctea (Nestlé) Aveia em flocos (Quaker)
Valor Calórico 119kcal 106kcal
Proteínas 3,8g 4,3g
Carboidratos 22g 17g
Gorduras 1,9g 2,2g
Saturadas 0,9g 0,5g
trans 0g 0g
Fibra Alimentar 0,8g 2,9g
Cálcio 88mg 0g
Ferro 1,8mg 0g
Sódio 38mg 0mg
Fósforo 91mg 0g
Vitamina A 133µg 0g
Vitamina D 1,5µg 0g
Vitamina E 1,5mg (alfa-tocoferol) 0g
Vitamina B1 0,18mg 0g
Vitamina B2 0,18mg 0g
Vitamina B6 0,15mg 0g
Niacina 2,4mg 0g
Ácido Pantotênico 0,89mg 0g
Vitamina B12 0,36µg 0g
Ácido Fólico 35µg 0g
Vitamina C 8,9mg 0g

Ingredientes

Farinha láctea: farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, leite em pó integral, vitaminas e minerais, sal e aromatizante.

Aveia em flocos: Aveia.

Resultado

A farinha láctea foi campeã em vários pontos, principalmente na concentração de vitaminas e minerais. Além disso, contém mais carboidratos. A aveia em flocos, por outro lado, contém mais proteínas e fibra alimentar, além de apresentar maior nível de gorduras insaturadas, bastante saudáveis para o corpo humano. O nível de sódio é extremamente baixo, adicionalmente. No geral, a farinha láctea venceu o confronto.

Então isso quer dizer que devemos consumir somente a farinha láctea e deixar a aveia de lado? Negativo! Apesar dos fatores mencionados acima, deve-se ressaltar que a farinha láctea recebeu adição de vitaminas, minerais, ácido fólico e ferro. Ou seja, se fosse outra marca ou mesmo outro tipo de farinha láctea da Nestlé, provavelmente a tabela nutricional seria diferente.

Esse fato é de extrema importância. Os produtos não são universais: dependendo da marca, pode haver uma grande diferença, tanto no sabor quanto nas propriedades alimentícias. Mesmo dentro da mesma marca pode haver diferenças entre dado alimento. Exemplos: farinha láctea com cereais integrais, farinha láctea normal, farinha láctea com frutas, etc. Observe sempre os ingredientes no rótulo para verificar os dados nutricionais de todo alimento consumido.



Voltando à discussão principal, a farinha láctea realmente deve ter preferência em relação à aveia, mas em determinadas situações somente. No desjejum, por exemplo, necessita-se de um grande aporte calórico preferencialmente de rápida absorção. A farinha láctea, nesse caso, seria preferível, já que apresenta açúcar comum, que é rapidamente absorvido pelo intestino, e contém menor quantidade de fibra, que em grande quantidade retardaria a digestão. Além disso, a grande quantidade de vitaminas do complexo B, envolvida no metabolismo energético, é uma boa pedida para se iniciar o dia. A moderada quantia de ferro pode ajudar pessoas com deficiências de ferro, já que o ferro adicionado é teoricamente biodisponível.

A aveia em flocos é recomendada para refeições ao longo do dia, como lanches matutinos e vespertinos, além de ser uma ótima pedida para refeições logo antes de dormir. Por não possuir açúcar em sua composição, a liberação de carboidratos ocorre de maneira gradual, evitando níveis elevados de glicose no sangue, que em último caso levariam a um ganho de gordura. A moderada quantidade de fibras ajuda na regulação do trânsito intestinal e a presença de gorduras insaturadas está relacionada à manutenção de níveis adequados do HDL - o bom colesterol.

A conclusão é de que ambos os alimentos são muito interessantes do ponto de vista nutricional e devem ser utilizados pela população em geral. Apesar disso, cada alimento deve ser consumido em horas preferenciais, para maximizar o potencial de cada um deles.

17 comentários:

  1. em relacao ao sabor prefiro a aveia =]

    ResponderExcluir
  2. Discordo do uso de farinha lactea, só o fato de conter açucar ja me faz considera-lo um alimento que deve ser eliminado da dieta. Aveia por outro lado traz diversos beneficios que vao alem das quantidades de macro e micronutrientes. No mais, continue com o blog, esta excelente. Abs

    ResponderExcluir
  3. Consumo aveia diariamente no lanche das 10:00 e no lanche das 16:00.
    Faço um mix com frutas, aveia e farinha de linhaça. Além super saudável, provoca uma sensação de saciedade.

    ResponderExcluir
  4. Erotildes disse:
    Amei saber que aveia é reduz o colasterol ruim e ajuda o HDL.
    02 de julho de 2010.
    Cidade do Paulista PE:

    ResponderExcluir
  5. a farinha láctea consumindo em quantidades adequadas mesmo tendo o açucar em sua composição não engorda e a aveia é bom realmente pra redusir o colesterol ruim que é o ldl e ajuda tb no sistema digestivo pq é rico em fibras é perfeito consumir os dois tipos de cereais no café da manha ou entre refeiçoes

    ResponderExcluir
  6. Farinha Lactéa é gostosa de sobremaneira, mas causa constipação se consumida em demasia.
    Aveia, por outro lado, é excelente para o bom funcionamento do sistema digestivo.
    Podem até ser parecidas em macronutrientes, mas um produto natural sempre deve ser escolhido em contraposição a um produto industrializado similar.

    ResponderExcluir
  7. Já existe a Farinha Láctea com Aveia !!! Muito boa por sinal !

    ResponderExcluir
  8. Discordo do Felipe. Conter açúcar não é requisito para eliminação de um alimento. Deve-se levar em conta o teor desse açúcar, pois carboidratos são essenciais. É nossa fonte energética.
    É só consumir sem exageros.

    Concordo com o Anônimo. A farinha láctea de aveia é muito boa e é menos doce que a original.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela matéria, muito completa, tirou todas as minhas duvidas, estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Então estou fazendo a coisa certa,uso a farinha láctea com aveia que é bem menos doce.

    ResponderExcluir
  11. A farinha láctea contém carboidratos simples e a aveia contém os compostos, que sao de digestao mais lenta e nao causam hipoglicemia.
    Afora isso nao procede os dados sobre a aveia.
    Por 100g a aveia contém:
    Vitamina B1 - 0,6mg
    Fósforo - 430 mg
    Ferro - 5,8mg
    Magnésio - 130 mg
    Zinco - 4,3 mg
    Vale lembrar que vc nao vai adquirir 100% de todos os nutrientes com 1 só alimento. Isso nao é uma dieta balanceada.
    Eu prefiro a aveia em geral (se quiser carboidratos simples, adiciona acúcar ou mel num mingau por exemplo), o alimento é natural e nao tem nada adicionado. E sobre tudo prefiro os alimentos integrais aos processados. Nao por causa de caloria, pois os integrais podem até ter mais calorias, mas elas sao de maior valor nutritivo. Prefiro as massas integrais, arroz integral (mas nao descarto o branco, que adoro. Sempre revezo o uso dos 2), paes integrais (o mesmo caso do arroz) e por aí vai.
    Boa parte das gorduras presentes nos alimentos vegetais naturais sao ricos em acidos graxos saudáveis. Nozes sao ricas em Ômega 3.
    O problema é que as pessoas comem 1 quilo ao invés de 1 punhado. E tudo em exagero nao é bom.

    ResponderExcluir
  12. Além disso a aveia contém (100g) 48 mg de cálcio
    5 mg de sódio
    336 mg de potássio
    0,44 mg de cobre
    2,6 mg de zinco
    0,55 mg de Tiamina
    0,03 mg de Riboflavina
    4,47 mg de Niacina
    A farinha láctea tem mais quantidade de alguns itens, mas eles quase sempre adicionados.
    A escolha fica a cargo de cada 1. Eu gosto dos dois, mas prefiro a aveia, pois é nutricionalmente mais saudável.
    Depois de 1 maratona nao tem coisa melhor que vitamina de banana com aveia integral em flocos grandes.
    Ah, a fonte dos meus dados sao da Unicamp.

    ResponderExcluir
  13. Sou criado a Farinha Lactea e adoro até hoje !!! Como com bananas amassadas desde criança e tomo no copo com leite batida !!! Alimenta muito !!!

    ResponderExcluir
  14. De maneira nenhuma um alimento industrializado pode sobrepor um natural, é o mesmo que vc indicar uma vitamina C em comprimidos no lugar de uma fruta, os macronutrientes podem até ser maiores e os micro, aqueles diferenciais? Como por exemplo a beta glucana presente na aveia? Responsáveis por atividade imunomodulatória, antioxidante, antiinflamatória e anticancerígena. A aveia além de diminuir o açúcar no sangue agindo diretamente sobre a atividade do pâncreas, ainda ajuda a regular o colesterol, vamos substituir por um alimento com suplementos?? Consumam os dois, como eu, mas na hora de escolher a aveia é a preferência.

    ResponderExcluir
  15. eu tenho feito um mix de linhaça, aveia, chia e farinha lactea, ainda não me pesei, mas mutia gente ja percebeu que estou perdendo peso.

    ResponderExcluir
  16. E se mistura-se as duas,seria uma boa idéia ? :D

    ResponderExcluir
  17. eu faço uma mistura de lactea, aveia, chia, linhaça, leite desnatado e adocante.. fica show, e me da maior disposição. alem de melhorar meu intestino. segue a dica.

    ResponderExcluir